Não é "adeus": é "até logo"! =)

.

Rá! Pensaram que eu tinha esquecido de vocês, não é? NÃO MESMO! É que eu estava bastante ocupada, dando conta de entregar os zilhões de trabalhos da faculdade para findar o semestre. Por isso não pude ir até o Liceu novamente e, também, porque só agora começo a me recuperar de uma gripe sinistra que já estava me perturbando o juízo desde a última aula que ministrei para vocês na semana passada.
.
Quero expor aqui, mais uma vez, que me sinto MUITO FELIZ por ter sido professora de vocês. Podem ter certeza que guardarei com carinho esse período em que pude educá-los da melhor forma que tentei e, mais que isso, carregarei comigo os Amigos que fiz.
.
O trabalho de professor é uma missão muito nobre e nada fácil para quem leva à sério a missão que recebeu. Levo muito à sério tudo o que faço, porque a medida que leciono - onde quer que eu esteja e para quem quer que seja - me imagino como aluna. Se eu fosse aluna, no lugar de vocês, iria querer estudar com quem estivesse disposto - com sinceridade - a ser professor com ética, profissionalismo, e que me tratasse feito gente, não feito mercadoria ou número. Não foi à toa que sempre que fiz a chamada os chamava pelo nome de cada um, e não pelo número da chamada. Não foi à toa que tentei conversar com vocês e escutá-los, ao longo das aulas, e não apenas transferir conteúdos.
.
Tentei passar o que significa Literatura e a utilidade dela em nossas vidas, junto à Nélida, e espero que tenhamos conseguido acertar pelo menos um pouquinho em nossas aulas. Sabemos o quanto é difícil muitos de vocês olharem para os professores como alguém que deseja a vitória de vocês, na vida e na escola, talvez porque muitos de vocês carreguem consigo mágoas de outros professores que não foram dedicados, ou até mesmo transfiram para nós mágoas que tiveram com outras pessoas que são autoridades para vocês (como os pais de vocês ou algum outro parente ou amigo mais velho). Entretanto, é necessário saber separar as coisas, inclusive o emocional do racional.
.
Imagino que tiveram alunos que talvez não tenham acreditado, por exemplo, quando eu e Nélida caímos no choro naquele dia, mas é um direito de vocês acreditarem ou não. O que posso dizer é que nada, em nenhum momento, foi teatro e que vocês não têm - ainda - noção de como o mundo nos cobra aqui fora. Dar aulas pra vocês foi muito além, pelo menos pra mim, do que eu esperava. Muitas vezes precisei engolir decepções de pessoas que tentam a todo custo me derrubar, precisei engolir o luto de uma tia que perdi e que amava muito, e precisei - acima de tudo - tentar respeitar o espaço de vocês. Quando damos aula, muitas vezes, precisamos respeitar esse espaço para não levarmos para a sala de aula coisas ruins que presenciamos fora da sala, o que é bem difícil.
.
Todo mundo fala mal do professor, culpa o professor por isso ou aquilo, mas poucos pensam no trabalho que a gente tem, humano e profissional, pra tentar fazer e levar algo de bom pra que a aula não seja maçante ou improdutiva. E eu, pelo menos, tento e tentei ao máximo ensinar, e aprender com vocês, porque não queria apenas "passar meu tempo" enquanto dava aula. Nem ganhar dinheiro não ganhei para estagiar, e mesmo se precisasse passar por tudo de novo, passaria sem sombra de dúvidas.
.
Quanto à nova professora, respeitem-na, demonstrem interesse pela matéria, aproximem-se dela. Não deixem a cargo somente da nova professora de tentar conseguir um retorno de vocês e fazer com que as aulas sejam boas. Lembrem: é somente uma pessoa para lidar com mais de 30 alunos, com mais de 30 expectativas e personalidades diferentes e isso não é fácil. Ajudem-se e, consequentemente, colaborem com a nova professora também, certo?
.
Quero dizer que ficará a saudade, o carinho e o respeito por cada um, até pelos mais "bagunceiros". Embora não pareça, no meu tempo de colégio eu era "da turma do fundão" também, sabiam? Mas hoje percebo que deveria ter brincado bem menos, em sala de aula, pra não perder tanto tempo na minha vida. Acredito que alguns mais entusiasmados e inquietos, ao longo das aulas, não tenham "ido muito com minha cara" a cada vez que eu chamava a atenção e pedia silêncio, ou questionava comportamentos, mas é porque hoje sei o quanto o estudo é importante e pode ajudar e mudar a vida de alguém para a melhor SEMPRE. Se ainda não conseguiram compreender isso, busquem investir suas vidas no estudo agora! Não deixem essa oportunidade para depois, porque o depois chega rápido demais: se nós não estivermos preparados para esse "depois", ele chegará até nós sem que tenhamos produzido nada de efetivamente bom nessa vida. E já disse e repito: vocês têm potencial de vencedores. Convençam-se disso e invistam nisso, porque ninguém poderá fazer isso por vocês. Vençam na vida: ela só está aguardando, a cada dia, um "sim" prático de cada um. Façam o melhor que puderem.
.
Não me estenderei mais. Vocês perceberam como perco a noção de texto quando escrevo (escrevo demais!), mas o que quero dizer é que, embora consciente de que não consegui agradar a todos - seja em que aspecto for -, respeito a escolha de cada um. Espero que vocês tenham conseguido entender, pelo menos um pouquinho, da sistemática da Literatura e espero, mais ainda, que busquem ler, ler sempre que puderem, ler sempre que não puderem. Ler transforma uma pessoa e a constrói de uma forma consideravelmente diferente e nobre em meio a esse mundo que precisa de pessoas conscientes, inteligentes, ativas e vencedoras (como vocês) para torná-lo melhor. Façamos, cada um, a nossa parte.
.
Quero bem à todos e espero que, quando nos esbarrarmos ruas afora, possamos nos cumprimentar como velhos e conhecidos amigos, pois é assim que os considero: como amigos.
.
P.s: caso vocês me vejam e eu não os veja, falem comigo. Quando ando pela rua, penso em tanta coisa, mas tanta coisa, que geralmente se algum conhecido passa ao meu lado, posso muito bem não perceber. Então, ajudem-me, tá? =)
.
P.s - 2: Seguem as fotos que tiramos na última aula. Gostaria de ter tirado fotos com todos mesmo (Ítalo senti sua falta nesse dia, assim como senti falta dos alunos que não puderam ficar até o momento do sorteio dos livros), mas já que não foi possível, fotografei-os em minha mente e coração.
.
P.s -3: Renata, você não tem noção de como me emocionei com sua carta. Guardei-a com muito carinho e o seu presente ficou muito perfeito! Tenho-o usado desde o dia que você me deu.
.
P.s - 4: Quem quiser copiar as fotos em tamanho maior, basta clicar em cima de cada foto que elas ficam em um tamanho maior.
.
P.s - 5: AMO TODOS VOCÊS! Vocês me ensinaram MUITO! Grandes abraços em cada um!=)
.
.
.
.
.
Ass.: Profª Fernanda Lima
01.12.2009

Um comentário:

Lejĉ disse...

Parabéns, Nélida e Fernanda Karine. O trabalho de vocês é exemplar. Minha nota é dez para as duas no Estágio em Literatura.
Prof. Leite