1.Contexto histórico:
-(1198-1418)
-Consolidação política e territorial:
*Formação da nação portuguesa: 1128
*Sentimento de nacionalidade→ constituição de literatura
*Guerra de Reconquista (final: 1249, com Afonso III);
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2.Marcos da Escola:
-Inicial: 1198 (ou 1189)
→ Cantiga de Garvaia ou Cantiga da Ribeirinha
└ Complexidade da Cantiga
└ Oscila entre ser de amor e de escárnio.
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-Final: 1418 → Nomeação de Fernão Lopes para Guarda-mor da Torre do Tombo, por D. Duarte.
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3.Formas de realização do Trovadorismo:
-Na poesia: cantigas
-Na prosa: novelas de cavalaria, cronicões, (livros de linhagens ou nobiliários) e hagiografias (livros que contam as vidas dos santos).
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4.Poesia trovadoresca:
-Apresentou-se por meio de Cantigas. Receberam essa denominação porque uniam o canto ao acompanhamento musical, através de instrumentos de sopro, corda e percussão. O idioma era o galego-português (porque abrangiam territórios, na época, correspondentes à Espanha (dialeto galego) e Condado Portucalense (Português);
-As cantigas podem ser de refrão (estribilho) ou de maestria;
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5. Tipos principais de Cantigas Trovadorescas:
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a)Lírico-amorosa
→ Cantiga de amor
→ Cantiga de amigo
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b)Satírica
→ Cantiga de escárnio
→ Cantiga de maldizer
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c)Cantigas de Santa Maria
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5.1. AS CANTIGAS LÍRICO-AMOROSAS (características)
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A) Cantiga de Amor
-Eu-lírico: masculino;
-Ambiente: palaciano;
-Visão da mulher: idealizada (idealista);
-Confissão dolorosa de um amor passional do trovador frente a uma dama inacessível e magnânima, porque era, muitas vezes, de elevada classe social;
-Súplica torturante de sofrimento interior, confissão angustiante pela paixão não correspondida, amor platônico: coita de amor;
-Vassalagem amorosa;
-Inspira-se nas canções provençais: código do amor cortês.
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***Regras do amor cortês:
- Vassalagem (servidão) do poeta para com sua dama;
-Confissão do sentimento;
-Idéia fixa e obsessiva;
-Possui mais rebuscamento formal;
-Amor platônico por uma dama perfeita
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B) Cantiga de Amigo:
-Eu-lírico: feminino;
-Ambiguidade da dualidade amorosa do trovador;
-Ambiente: rural.
-Teor dirigido às amigas, à mãe, à natureza, às árvores, às fontes, aos riachos (panteísmo e paganismo);
-Visão da mulher: realista.
-Tipos extraídos do povo: pastoras, camponesas, fiandeiras;
-Paralelismo.
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5.2 - CANTIGAS SATÍRICAS (Características gerais):
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-Ambiente: dissoluto.
-Meios frescário e tabernário;
-Linguagem: admitia expressões de baixo-calão;
-Documenta os meios populares do tempo;
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A)Cantiga de Escárnio:
-Segundo a Arte de Trovar: “cantigas d’escarneo son aquelas que os trobadores fazen querendo dizer mal d’alguem em elas (...).” Usando de: “palavras cobertas, que hajam dois entendimentos para lhe lo não entenderen”;
-Sátira indireta: sarcasmo e ironia.
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B) Cantiga de Maldizer:
-Sátira direta: agressividade, não permite dois entendimentos.
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5.3 - CANTIGAS DE SANTA MARIA (características gerais):
-Escritas por D. Afonso X, o Sábio. Também é provável que os trovadores que frequentavam a corte dele tenham participado na elaboração das cantigas;
-Era uma oferta a nossa senhora por pedido de milagres;
-Coleção de poesia mariana escrita no século XIII;
-Foram compostas com uma unidade de música e poesia, encontrando-se a sua notação musical registrada nos manuscritos e suas iluminuras;
-Escritas em galego-português;
-Podem ser de dois tipos: as de caráter narrativo (mirages) e as de caráter lírico (loores);
-Comparam-se com as outras cantigas da poesia lírica.
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6.Cancioneiros:
-Coletâneas de canções;
-Relatos orais → cadernos de apotamentos → cancioneiros;
-Os de maior importância são:
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a)CANCIONEIRO DA AJUDA:
-Composto no reinado de Afonso III, o que exclui a produção de D.Dinis, o rei trovador. Contém 310 cantigas. Possui apenas as cantigas de amor. É o cancioneiro mais antigo deles, tendo sido copiado em fins do século XIII. Seu manuscrito pertence à própria época da maioria dos trovadores (é original);
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b)CANCIONEIRO DA BIBLIOTECA NACIONAL (antigo Colocci-Brancuti):
-É o mais completo de todos. Cópia italiana do séc. XVI, por Angelo Colocci. Contém 1647 cantigas de todos os tipos. Engloba trovadores dos reinados de Afonso III e de D. Dinis. Contém a “Arte de Trovar” (pequeno tratado de poética trovadoresca. Obra anônima de vulgarização destinada a instruir o leitor do Cancioneiro nas questões básicas relacionadas aos poemas nele contidos);
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c)CANCIONEIRO DA VATICANA:
-Foi mandado copiar pelo humanista italiano Angelo Colocci, no século XVI. Contém 1205 cantigas de todos os tipos.
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7.Prosa trovadoresca:
-Cronicões;
-Livros de linhagens;
-Novelas de cavalaria:
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7.1 - Novelas de Cavalaria (características):
a)Originárias da Inglaterra (toda a região da Grã-Bretanha) ou/e França;
b)Nasceram da prosificação e metamorfose das canções de gesta;
c)Penetraram em Portugal no séc. XIII, durante o reinado de Afonso III;
d)Circulavam entre a fidalguia e a realeza;
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e)Ciclos
→Ciclo bretão ou arturiano;
→Ciclo carolíngeo;
→Ciclo clássico
f)Só o ciclo arturiano deixou marcas vivas em Portugal;
g)Em português só restaram as seguintes novelas:
-História de Merlim
-José de Arimatéia
-A demanda do Santo Graal.

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